Pessoas com deficiência motora e física enfrentam, diariamente, desafios para se locomover pelas cidades. Entretanto, além desses obstáculos diários, muitas vezes elas têm problemas para andar dentro de casa, com a ausência de móveis projetados para atender às suas necessidades. Nessas horas, entram em cena os móveis planejados para pessoas com deficiência.

Quando os móveis são feitos sob medida para pessoas com deficiência, é possível adaptar altura, cantos e outros elementos de um ambiente para viabilizar a entrada de uma cadeira de rodas, por exemplo. Um quarto, uma cozinha ou um banheiro planejado são essenciais para que tem uma deficiência.

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, falamos tudo sobre os móveis planejados para pessoas com deficiência!

Vantagens dos móveis planejados para pessoas com deficiência

Os móveis planejados para pessoas com deficiência têm o objetivo de trazer facilidade para a sua rotina. Cadeirantes, por exemplo, têm acesso a um ambiente de fácil circulação e móveis em uma altura ideal para o alcance rápido, evitando o desgaste físico.

Estes detalhes, que parecem ser pequenos, fazem toda a diferença no dia a dia. E o melhor de tudo é que os móveis podem continuar bonitos, funcionais e sofisticados.

Algumas dicas para pensar em móveis sob medida para pessoas com deficiência são:

1. Verifique a altura ideal para tarefas do dia a dia

Lavar a louça, escovar os dentes ou outras tarefas básicas podem ser dificultadas se os móveis não estiverem ao alcance de uma pessoa com deficiência.

Por isso, é muito importante determinar a altura ideal para que uma pessoa seja funcional dentro de casa. Banheiros adaptados, com móveis que sigam as necessidades de uma pessoa deficiente, além de cozinhas, quartos e até lavanderias, ajudam – e muito – a facilitar a rotina de quem sofre de uma deficiência.

2. Foco especial no banheiro

Os móveis de banheiro planejados para pessoas com deficiência são de extrema importância. Isso porque garantem a entrada acessível e a mobilidade dentro desse espaço limitado.

Os móveis sob medida devem considerar a altura ideal para que a pessoa com deficiência consiga ter acesso a itens como torneira, gavetas e ao espelho de forma autônoma e prática.

Vale prestar atenção à área do banho, com a instalação de barras fixas para garantir o apoio.

3. Planeje a cozinha

Para a cozinha, os móveis planejados para pessoas com deficiência também são cruciais. Eles garantem a acessibilidade na bancada, pias, fogões e armários.

Como auxílio dos móveis sob medida, os moradores com deficiência que residem na casa podem realizar suas tarefas do dia a dia com mais segurança e praticidade.

4. Pense na iluminação

Não se pode esquecer da iluminação da casa ou apartamento. Isso porque ela ajuda a clarear os cômodos da casa, facilitando a visão dos objetos, interruptores e tomadas.

Móveis com iluminação também pode nortear uma pessoa com deficiência dentro de casa, então, vale a pena investir nisso!

A Unyca Móveis Planejados tem a solução perfeita para deficientes. Fale com nossos especialistas e veja como é possível criar ambientes práticos, ergonômicos e funcionais!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.